
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de um lote do medicamento pantoprazol de 40 mg, produzido por uma farmacêutica nacional, após identificação de embalagem trocada entre medicamentos de potências diferentes.
Siga o Poder News no Instagram
A Anvisa publicou a interdição e recolhimento do lote identificado de pantoprazol 40 mg após análise de fiscalização que detectou caixas rotuladas com informações de dosagem que não correspondiam ao conteúdo real, podendo gerar dúvidas e erros no uso do medicamento por pacientes.
A troca de embalagem pode levar ao uso de dose incorreta, com potencial para reduzir eficácia ou causar efeitos indesejados.
A empresa responsável pela fabricação do lote recolhido foi notificada e tem a obrigação de conduzir o processo de recolhimento do produto do mercado, bem como de informar farmácias, distribuidores e consumidores sobre a irregularidade e as ações corretivas.
Pacientes que tenham adquirido o medicamento do lote afetado devem procurar orientação médica ou farmacêutica antes de utilizá-lo, e também podem entrar em contato com a farmácia onde compraram o produto para obter informações sobre o procedimento de devolução ou substituição.
A Anvisa reforça que fiscalizações adicionais podem ser realizadas para conferir a conformidade de outros lotes e produtos no mercado.

