
O Ministério da Saúde publicou o Edital nº 1/2026, abrindo um chamamento público para identificar parceiros e soluções tecnológicas inovadoras voltadas ao fortalecimento da saúde digital no Sistema Único de Saúde (SUS).
Siga o Poder News no Instagram
A iniciativa integra os programas SUS Digital e Agora Tem Especialistas, com foco em ampliar o acesso da população a serviços especializados por meio de tecnologias avançadas e ferramentas digitais.
Podem participar instituições públicas e privadas sem fins lucrativos, universidades, laboratórios oficiais, empresas e startups de saúde digital, formando um banco de propostas aptas que poderá render futuras parcerias ou compras públicas de inovação.
As soluções devem abordar desafios estratégicos como interoperabilidade de sistemas, telessaúde, dispositivos médicos e Internet das Coisas, inteligência artificial aplicada à saúde, gestão da informação e engajamento do paciente.
O envio de propostas vai de 8 de janeiro a 20 de fevereiro de 2026, com resultado preliminar previsto para 27 de fevereiro, seguido por período de recursos e divulgação final em 16 de março de 2026.
Especialistas ressaltam que iniciativas como essa favorecem o uso de tecnologia para reduzir filas, melhorar diagnósticos e ampliar o acesso a cuidados especializados, alinhando o SUS à inovação digital global.

