
As eleições gerais de 2026 no Brasil vão definir uma série de cargos no poder Executivo e Legislativo, com votação prevista para o primeiro domingo de outubro.
Siga o Poder News no Instagram
No nível federal, os eleitores escolherão presidente da República, governadores, senadores e deputados federais. A disputa pelo Palácio do Planalto costuma concentrar as atenções nacionais.
Nos estados, estarão em jogo as vagas de governador e vice-governador, além de senadores, sendo que algumas bancadas podem renovar parte de seus membros conforme termômetros de mandatos.
No âmbito legislativo estadual, os cidadãos votarão em deputados estaduais, que compõem as Assembleias Legislativas, responsáveis por leis e fiscalizações nos estados.
Ainda integram o pleito as câmaras municipais, com a eleição de vereadores em todos os municípios do país, reforçando a participação política local.
Especialistas destacam que o calendário eleitoral e registro de candidaturas seguem regras definidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com prazos para convenções partidárias, registros e campanhas ao longo de 2026.

