
O autor de novelas e programas da TV brasileira Manoel Carlos Gonçalves de Almeida, conhecido como Maneco, morreu neste sábado, 10, aos 92 anos, no Rio de Janeiro.
Siga o Poder News no Instagram
A morte foi confirmada pela produtora da família em comunicado oficial. A causa da morte não foi divulgada.
Diagnosticado com Doença de Parkinson, o escritor, produtor e diretor estava internado em um hospital particular no bairro de Copacabana.
Nascido em 14 de março de 1933, Manoel Carlos Gonçalves de Almeida era filho do comerciante José Maria Gonçalves de Almeida e da professora Olga de Azevedo Gonçalves de Almeida.
Embora natural de São Paulo, sempre se considerou carioca, cidade que serviu de cenário para grande parte de seus principais trabalhos.
Carreira
A trajetória artística teve início diante das câmeras, e não como autor. Aos 17 anos, em 1951, recebeu seu primeiro papel como ator na TV Tupi de São Paulo, atuando no Grande Teatro Tupi.
Em 1972, Manoel Carlos estreou na TV Globo como diretor-geral do Fantástico, função que exerceu por três anos.
Em 1978, transformou em novela o romance Maria Dusá, de Lindolfo Rocha, que foi ao ar com o título Maria, Maria, sua primeira telenovela na emissora, exibida no horário das 18h.
De Baila Comigo (1981) a Em Família (2014), consagrou-se como autor das célebres Helenas, personagens marcadas, sobretudo, pela intensidade do amor materno.
As Helenas, que se tornaram a principal marca de Manoel Carlos, também estiveram à frente de alguns dos maiores sucessos de sua carreira.
Sua última telenovela foi Em Família (2014), na qual Julia Lemmertz interpretou a última protagonista da galeria.

