
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) definiu para o dia 1º de março a realização de eleições suplementares nos municípios de Choró, Senador Sá e Potiretama.
Siga o Poder News no Instagram
A decisão foi tomada durante sessão extraordinária administrativa realizada por videoconferência nesta segunda-feira (12).
Em Choró, o prefeito Bebeto Queiroz (PSB) e o vice Bruno Jucá (PRD) tiveram os mandatos cassados em agosto do ano passado por abuso de poder político e econômico. Eles são acusados de suposta compra de votos. As investigações apontaram transferências bancárias a eleitores e a apreensão de R$ 599.407 em espécie com um aliado do grupo político.
Já em Senador Sá, o prefeito Bel Júnior (PP) e a vice Professora Maria (PP) também perderam os mandatos por suposto abuso de poder político e econômico nas eleições de 2024. A cassação teve como base um evento realizado em agosto daquele ano, conhecido como “Cavalgada do Bel”. Segundo o processo, a distribuição de camisetas, bonés, bebidas e alimentos caracterizou showmício, prática proibida pela legislação eleitoral.
Em Potiretama, o prefeito Luan Dantas (PP) teve o mandato cassado após decisão aprovada pela Câmara Municipal em novembro do ano passado. A medida teve como base denúncia apresentada pelo advogado Fernando Bezerra, que afirmou ter sido vítima de incêndio criminoso supostamente encomendado pelo então prefeito. Segundo a denúncia, Luan Dantas teria oferecido R$ 25 mil para a execução do crime.

