
O Calendário Básico de 2026 do Banco Central do Brasil registra 13 feriados bancários nacionais, datas em que o atendimento ao público nas agências será suspenso em todo o território nacional.
Siga o Poder News no Instagram
Entre os principais feriados estão datas civis e religiosas como Confraternização Universal (1º de janeiro), Carnaval (segunda e terça‑feira), Paixão de Cristo (Sexta‑Feira Santa), Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalho (1º de maio) e Independência do Brasil (7 de setembro).
Também constam no calendário Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Finados (2 de novembro) e as celebrações de Proclamação da República (15 de novembro) e Natal (25 de dezembro), entre outras datas que implicam a paralisação dos serviços bancários presenciais.
Esses feriados afetam operações que dependem de compensação bancária, como cheques e alguns tipos de transferências, além do atendimento ao público nas agências e unidades lotéricas.
Especialistas recomendam que clientes planejem pagamentos e operações financeiras com antecedência, considerando que nos feriados bancários o sistema pode funcionar em modo limitado ou via plataformas digitais, sem processamento no mesmo dia.

