
O Banco Mundial ressaltou o aporte de R$ 300 milhões no Cinturão Digital do Ceará (CDC), infraestrutura que amplia a conectividade digital no estado.
Siga o Poder News no Instagram
O destaque consta no estudo “O Nordeste Digital”, produzido para o Consórcio de governadores da região.
Segundo o relatório, o Ceará se sobressai em inclusão digital territorializada, capital humano, serviços públicos digitais e ambiente de negócios.
Como exemplo, o estudo aponta a presença de cerca de 500 pontos de acesso digital em comunidades de difícil acesso, com internet de alta velocidade e suporte técnico local.
O Cinturão Digital do Ceará possui 5.921 km de extensão com capacidade atual de 200 Giga, a ser ampliada para 400 Giga neste ano, e já abrange 139 municípios, o que corresponde a mais de 72% do território e mais de 90% da população cearense.
A infraestrutura beneficia órgãos públicos, empresas e a população em geral e contribui para a criação de empregos locais e fortalecimento da economia digital no estado.
O relatório do Banco Mundial também aponta que, por meio do programa Ceará Conectado, cerca de 900 mil cearenses tiveram acesso gratuito à internet, e que a expansão da conectividade tem impulsionado o surgimento de mais de 500 provedores regionais de internet.
O estudo destaca ainda o papel dos institutos federais, centros de pesquisa e programas de formação em tecnologia da informação para sustentar o crescimento digital e a transformação econômica da região.

