
O setor mineral do Ceará ganhou destaque no comércio exterior em 2025 com a liderança nacional nas exportações de quartzito.
Siga o Poder News no Instagram
Segundo dados do Centro Internacional de Negócios (CIN/FIEC), as vendas externas do segmento somaram US$ 156,4 milhões, crescimento de 93% em relação a 2024, elevando a participação do setor para 6,8% das exportações totais do estado.
O quartzito respondeu por metade do faturamento do setor mineral, com US$ 77,5 milhões exportados e avanço de 178,1%, consolidando o Ceará como principal fornecedor nacional do produto.
O desempenho é atribuído à maior agregação de valor, à ampliação dos mercados de destino e à demanda internacional por rochas ornamentais de alto padrão.
Além do quartzito, outras pedras naturais e insumos minerais contribuíram para a diversificação da pauta exportadora, reduzindo a concentração e fortalecendo a competitividade do estado.
Itália, Estados Unidos e China lideraram as compras, ampliando a presença cearense nos principais mercados internacionais.

