
O Ministério Público do Ceará (MPCE) anunciou a criação de novos órgãos especializados para intensificar o combate às facções criminosas no estado. A iniciativa, liderada pelo novo procurador-geral de Justiça, Herbet Santos, que toma posse nesta sexta, 16, foca na descentralização das investigações para aumentar a eficiência operacional.
Siga o Poder News no Instagram
A reestruturação inclui a abertura das sedes do Gaeco Norte, em Sobral, e do Gaeco Sul, em Juazeiro do Norte. Enquanto a unidade de Fortaleza permanece responsável pela Região Metropolitana com seis promotores, cada sede no interior contará com três promotores dedicados exclusivamente ao combate às organizações criminosas locais.
Outra novidade é a criação do CyberGaeco, um grupo especializado no enfrentamento de crimes cometidos no ambiente virtual, como fraudes bancárias e pedofilia.
Segundo o procurador-geral, o órgão utilizará equipamentos de ponta e inteligência especializada para identificar e reprimir infrações penais praticadas por facções na internet.
Além disso, foi instituído o Grupo de Atuação Especial em Segurança Pública (Gaesp), com o objetivo de aproximar o Ministério Público da Secretaria da Segurança Pública do Estado. A

