
Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, iniciou neste sábado, 17, uma vacinação em massa contra a dengue. A cidade é uma das três escolhidas no Brasil para um projeto-piloto com a vacina Butantan-DV.
Siga o Poder News no Instagram
O diferencial deste imunizante é ser aplicado em dose única. A campanha foca em pessoas de 15 a 59 anos e ocorre nos 35 postos de saúde da cidade, além de pontos estratégicos como a rodoviária.
A primeira vacinada foi a agente de saúde Alberice Andrade, de 57 anos. O ministro da Saúde em exercício, Adriano Massuda, e o governador Elmano de Freitas acompanharam o início da ação no município.
O objetivo do projeto é avaliar o impacto da vacina na redução de casos e na circulação do vírus. Além de Maranguape, as cidades de Botucatu (SP) e Nova Lima (MG) também participam dos testes.
A expectativa do Ministério da Saúde é ampliar o uso da vacina do Butantan para todo o país ainda em 2026. Enquanto isso, a vacinação infantil com o imunizante Qdenga segue disponível nos 184 municípios cearenses.

