
Oito em cada dez empresas industriais enfrentam dificuldades para obter crédito no Brasil. O principal entrave, segundo 80% dos empresários, são as elevadas taxas de juros praticadas no mercado nacional.
Siga o Poder News no Instagram
Os dados fazem parte de uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta segunda-feira, 19. Além dos juros, a exigência de garantias reais também aparece como barreira para 32% dos entrevistados.
A situação é ainda mais crítica para empréstimos de longo prazo, voltados à inovação e expansão. Nesse cenário, quase um terço das indústrias que tentaram financiamento não obtiveram sucesso.
Segundo a CNI, com a taxa Selic em 15%, o juro real no país gira em torno de 10%. Esse patamar é considerado restritivo e desestimula a modernização das fábricas brasileiras.
O reflexo direto é a queda na busca por recursos. Mais da metade das empresas optou por não procurar crédito nos últimos seis meses, temendo o alto custo do endividamento.
As médias empresas são as mais afetadas. Entre elas, 43% não conseguiram contratar crédito de longo prazo, contra 27% das grandes corporações, que possuem maior fôlego financeiro.

