
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma série de resoluções nesta quinta-feira, 22, determinando o recolhimento e a proibição de produtos alimentícios por irregularidades. Entre os itens estão um azeite de oliva de origem desconhecida, sal grosso com baixo teor de iodo e doce de leite sem identificação.
Siga o Poder News no Instagram
O caso de maior destaque é o do Azeite de Oliva Extravirgem da marca Terra das Oliveiras. O produto, vendido em plataformas como a Shopee, teve a fabricação, venda e consumo proibidos. Segundo a Anvisa, a marca tem origem desconhecida e o CNPJ da suposta importadora foi extinto em janeiro de 2025.
Outra medida atinge o Sal Marinho Grosso Iodado da marca Marfim (lote 901124). O produto foi reprovado em testes de teor de iodo. No Brasil, a adição de iodo no sal é obrigatória para prevenir doenças como o bócio e problemas no desenvolvimento fetal.
Já o Doce de Leite em Pedaços da marca São Benedito (fabricado em 25/06/2025) deve ser recolhido por falta de identificação de lote e reprovação no teste de conservantes (ácido sórbico).
A Anvisa orienta que os consumidores que possuam esses itens em casa interrompam o uso imediatamente. Os estabelecimentos comerciais também estão proibidos de manter os produtos nas prateleiras sob pena de sanções sanitárias.
