
O mercado de energia solar fotovoltaica registrou um avanço robusto no Brasil ao longo de 2025. Segundo levantamento da TTS Energia, baseado em dados da Aneel, a geração própria de energia atraiu investimentos da ordem de R$ 9,6 bilhões no último ano.
Siga o Poder News no Instagram
O aporte financeiro resultou na adição de 3,1 gigawatts (GW) de potência ao sistema nacional. O crescimento foi impulsionado principalmente por empresas e propriedades rurais, que somaram mais de 128 mil novas instalações, entre telhados e sistemas de solo.
Atualmente, cerca de 333 mil novos consumidores corporativos e do agronegócio passaram a gerar sua própria eletricidade em 2025. No acumulado histórico desde 2012, o país já conta com 2,6 milhões de empresas e fazendas utilizando a tecnologia solar, totalizando 21 GW de capacidade operacional.
A tendência para 2026 é a integração de baterias para armazenamento, o que deve elevar a eficiência e a segurança energética das companhias, permitindo o uso da energia renovável mesmo em períodos sem incidência solar.
