
O município de Itapipoca, no litoral cearense, está em negociações avançadas para receber um data center em seu novo polo empresarial. O empreendimento, que ocupará uma área estratégica de aproximadamente 127 hectares, tem previsão para iniciar as obras de infraestrutura no segundo semestre de 2026.
Siga o Poder News no Instagram
Gerido pelo Instituto Orbitar, o polo multimodal já desperta o interesse de investidores externos devido à sua localização privilegiada, a cerca de 100 km do Porto do Pecém.
Embora o nome da empresa de tecnologia interessada no data center seja mantido em sigilo, a infraestrutura do local contará com heliponto e conexões com a Ferrovia Transnordestina.
Além do setor tecnológico, o polo mira o fortalecimento da indústria calçadista, segmento no qual Itapipoca já é o segundo maior exportador do estado, e a cadeia produtiva do coco.
O projeto executivo, que detalhará os volumes de investimento, deve ser concluído logo após o Carnaval.
A expectativa é que a liberação final do projeto ocorra em março, com o início das obras em agosto. A instalação das primeiras empresas está prevista para o começo de 2027. O polo ficará localizado às margens da CE-168, oferecendo incentivos fiscais específicos para atrair novos negócios e gerar empregos na região.
