
A bancada federal do Ceará terá mudanças em breve com o retorno de quatro parlamentares licenciados. Eduardo Bismarck (PDT), Idilvan Alencar (PDT), Yury do Paredão (MDB) e Fernanda Pessoa (União) planejam retomar seus assentos na Câmara dos Deputados.
Siga o Poder News no Instagram.
A movimentação é motivada pelo calendário eleitoral de 2026. Parlamentares que ocupam cargos no Executivo, como Bismarck (Turismo/CE) e Idilvan (Educação/Fortaleza), precisam se afastar das funções seis meses antes do pleito para concorrerem a novos cargos.
Com a volta dos titulares, deixam as cadeiras os suplentes que estão em exercício: Enfermeira Ana Paula (Podemos), Leônidas Cristino (PDT), Gorete Pereira (MDB) e Vanderlan Alves (União). A composição formal da bancada do Estado, de 22 deputados, permanece inalterada.
Yury do Paredão e Fernanda Pessoa justificaram seus afastamentos por questões de saúde e tratamento de interesses particulares. Ambos informaram que o retorno às atividades legislativas em Brasília deve ocorrer até o final de abril.
O recesso parlamentar termina em 2 de fevereiro, mas os licenciados só devem reaparecer no plenário no limite dos prazos legais. A janela partidária também é aguardada como um período de possíveis trocas de legenda sem perda de mandato.
