
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é submetido a uma cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta-feira, 30. Os exames pré-operatórios foram concluídos ontem, em Brasília, confirmando a viabilidade do procedimento.
Siga o Poder News no Instagram
A intervenção cirúrgica acontece logo após a chegada do presidente de uma agenda oficial no Panamá. Lula participou do Fórum Econômico Internacional – América Latina e Caribe 2026 antes de retornar à capital federal.
O procedimento consiste na substituição do cristalino opaco por uma lente artificial transparente para restaurar a visão. Em 2020, o presidente passou por essa mesma cirurgia, mas na ocasião o foco foi o olho direito.
O histórico de saúde recente de Lula inclui uma craniotomia de emergência realizada em dezembro de 2024. Na época, ele precisou drenar um hematoma intracraniano resultante de uma queda sofrida dois meses antes.
A expectativa do Palácio do Planalto é de uma recuperação rápida, dada a natureza ambulatorial da cirurgia de catarata. O presidente deve retomar as atividades oficiais gradualmente nos próximos dias.
