
O Programa Cisternas, iniciativa do Governo Federal para ampliar o acesso à água no semiárido, instalou 28,9 mil cisternas no Ceará entre 2023 e 2025, tornando o estado o maior receptor de unidades do País no período.
Siga o Poder News no Instagram
Segundo levantamento do jornal O Povo, o número representa a maior quantidade de entregas no estado desde a retomada do programa, com crescimento de cerca de 459% em relação a 2022. Ainda no âmbito nacional, o programa totalizou 104,3 mil unidades entregues no Brasil entre 2023 e 2025.
As cisternas são tecnologias sociais voltadas para a captação e o armazenamento de água da chuva, com foco em famílias rurais de baixa renda inscritas no Cadastro Único e também equipam espaços como escolas e unidades produtivas. Além de melhorar o acesso à água potável, a iniciativa promove segurança alimentar, renda local e convivência com o semiárido.
O programa utiliza diferentes tecnologias, desde cisternas de 16 mil litros para consumo humano até unidades maiores para produção agrícola, e integra um esforço mais amplo de políticas públicas voltadas à segurança hídrica no Nordeste.
