
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), três universidades cearenses alcançaram a nota máxima nos cursos de Medicina no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025.
Entre as instituições avaliadas está a Universidade Christus, a única instituição particular cearense com nota máxima, que ainda aparece no ranking como centro universitário, classificação vigente à época da coleta dos dados.
No entanto, em dezembro de 2025, a instituição foi credenciada oficialmente como universidade, com mudança de categoria autorizada pelo Ministério da Educação, por meio da Portaria MEC nº 891, publicada em 23 de dezembro de 2025.
O credenciamento possui validade estimada de dez anos, conforme decisão homologada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).
Para atingir esse conceito, é necessário que pelo menos 90% dos estudantes sejam considerados proficientes. Quando observamos o cenário nacional, esse resultado se torna ainda mais significativo. A média de proficiência no Brasil foi de 67%”, pontua José Rocha, reitor da Universidade Christus.
Nacionalmente, apenas nove instituições particulares alcançaram nota 5 no exame, sendo a Universidade Christus a única fora do eixo sul-Sudeste.
A instituição contou com 219 alunos concluintes de Medicina avaliados, o maior número de estudantes entre todas as instituições públicas e privadas do Ceará.
