
O Sistema Único de Saúde (SUS) registou o maior volume de cirurgias eletivas da sua história em 2025, totalizando 14,7 milhões de procedimentos. O resultado supera o recorde anterior de 2024 e é atribuído ao programa “Agora Tem Especialistas”, que aumentou o valor dos repasses para estados e municípios.
Siga o Poder News no Instagram
Durante evento em Salvador, o presidente Lula destacou que o avanço reflete o compromisso em respeitar a população que depende do atendimento público. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou que a parceria com hospitais filantrópicos e privados foi essencial para ampliar a capacidade de atendimento em todo o país.
Além das cirurgias, o governo anunciou a entrega de milhares de kits de equipamentos e telessaúde para unidades básicas. Na Bahia, a frota do Samu foi reforçada com mais 107 ambulâncias, garantindo que o estado atinja 100% de cobertura no serviço de atendimento móvel de urgência.
O Ministério da Saúde projeta que a nova tabela de remuneração continuará a estimular a realização de exames e cirurgias eletivas. O objetivo é aumentar a resolutividade da atenção primária e garantir que o cidadão receba o diagnóstico e o tratamento adequado de forma célere.
