
A Câmara Municipal de Fortaleza lançou oficialmente a plataforma ZOI – Zona de Observação e Inovação de Fortaleza. O anúncio foi feito durante a 2ª edição do Inova Câmara, realizada nesta segunda-feira, 9, na Estação das Artes.
Siga o Poder News no Instagram
Desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Cetrede, a ferramenta funciona como um observatório urbano digital que integra indicadores sociais, infraestrutura e equipamentos públicos de todos os bairros da capital.
O objetivo central da ZOI é basear as decisões legislativas em evidências concretas, saindo do campo da percepção para o uso de dados oficiais.
Um dos recursos de destaque é o “mapa de calor”, que permite visualizar onde as proposições dos vereadores estão concentradas e identificar quais regiões da cidade estão desassistidas ou possuem carência de serviços essenciais.
Segundo o presidente da Casa, vereador Leo Couto (PSB), a plataforma será aberta ao público. Além de um espaço físico para consulta mediante agendamento na sede da Câmara, os dados ficarão disponíveis em formato aberto para download.
A expectativa é que a tecnologia seja plenamente inaugurada para uso em março, facilitando o trabalho de pesquisadores, da imprensa e dos próprios cidadãos.

