
O Disque-Denúncia 181, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE), registrou um aumento expressivo de 65,1% nas denúncias de maus-tratos a animais em 2025.
Siga o Poder News no Instagram
Com um total de 2.839 registros anônimos, este tipo de crime consolidou-se como o segundo mais reportado pela população cearense, ficando atrás apenas do tráfico de drogas.
O crescimento reflete uma maior conscientização da sociedade e o fortalecimento dos canais de comunicação, que incluem chamadas para o 181, WhatsApp e o site E-Denúncia.
Somente em janeiro de 2026, a procura pelo serviço saltou 133,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, demonstrando que a agilidade na informação tem sido decisiva para salvar vidas.
O combate a essas infrações conta com a atuação integrada da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), da Polícia Militar (BPMA) e do Corpo de Bombeiros.
Em 2025, os bombeiros realizaram mais de 10 mil resgates de animais, com destaque para serpentes e gatos, enquanto as polícias focaram na identificação e indiciamento de agressores em casos de repercussão.
Para casos de emergência ou resgate de animais silvestres, a orientação é acionar o 193 (Bombeiros) ou os contatos específicos do BPMA. Já denúncias anônimas de crimes podem ser feitas a qualquer hora pelo 181, garantindo o sigilo do informante.

