
O Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), dá dicas para evitar problemas ao consumidor.
Siga o Poder News no Instagram
Diretora do órgão, Valéria Cavalcante alerta para os possíveis golpes financeiros, que tendem a ter um aumento de tentativas durante o período carnavalesco.
Ela afirma que o consumidor precisa ter “atenção redobrada” para evitar tais infortúnios, além de outros problemas relacionados a serviços contratados e riscos à saúde.
“O aumento de tentativas de golpes no Carnaval exige medidas preventivas, especialmente com pagamentos digitais”, explica Valéria. O “golpe da maquininha” é um dos casos mencionados pela diretora, que orienta conferir o valor na tela do dispositivo, uma vez que golpistas costumam usar máquinas adulteradas, que bloqueiam o visor.
Ela aconselha a não entregar o cartão de crédito/débito a terceiros, para evitar trocas ou roubos.
Com relação a pagamentos através do Pix e QR Code, Valéria diz para verificar “se o nome do recebedor está correto” antes de confirmar o envio do dinheiro. “Tenha cuidado com QR Codes colados em locais públicos, pois podem levar a sites falsos”, completou.
Assessor técnico do Procon Alece, o advogado Rodrigo Colares, afirma que o consumidor deve, antes de efetuar a reserva efetiva, observar as avaliações de outros consumidores “para constatar se é realmente aquilo que quer e se os outros consumidores tiveram uma experiência exitosa e agradável”, já que alguns fornecedores apresentam fotos que não condizem com a realidade do local.
Ele conclui alertando para a antecipação de pagamentos cuja prática só deve ser realizada “através de plataformas seguras”.

