
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou nesta quarta, 18, em Nova Délhi, capital da Índia, para uma visita a convite do primeiro-ministro do país, Narendra Modi.
Siga o Poder News no Instagram
Ele irá participar nesta quinta, 19, da cúpula sobre o impacto da inteligência artificial (IA) no mundo.
Lula deve discursar durante a plenária de alto nível, ao lado de outros chefes de Estado e grandes executivos do setor.
O evento dará sequência ao chamado “processo de Bletchley”, série de reuniões intergovernamentais sobre segurança, governança e colaboração global em IA.
Também serão debatidos assuntos relacionados a fontes de recursos para a democratização da tecnologia, bem como seu uso para empoderamento social, inovação e desenvolvimento social.
Esta será a primeira vez que um presidente brasileiro comparecerá a um evento global de alto nível sobre o tema.
Na sexta, 20, o governo brasileiro está organizando o evento paralelo chamado IA para o bem de todos, que var tratar das perspectivas brasileiras para o futuro da inteligência artificial.
O encontro vai contar com a presença de ministros de Estado – representando as pastas de Ciência, Tecnologia e Informação, Gestão e Inovação nos Serviços Públicos, Educação, Saúde e Comunicações.
Esta é a segunda viagem de Lula à Índia no atual mandato e uma retribuição à visita do primeiro-ministro indiano ao Brasil, em julho de 2025 durante a Cúpula do Brics.

