
O Brasil quer estreitar a cooperação com a Índia para a produção conjunta de medicamentos e imunizantes. A intenção foi reforçada nesta quinta-feira, 19, durante a agenda oficial do governo brasileiro em Nova Déli.
Siga o Poder News no Instagram
O objetivo da parceria é garantir a transferência de tecnologia para laboratórios públicos brasileiros, como a Fiocruz e o Instituto Butantan, visando a autossuficiência na produção de fármacos essenciais.
A Índia é conhecida como a “farmácia do mundo” devido à sua gigantesca capacidade de produção de genéricos e vacinas a baixo custo.
O governo brasileiro destacou que essa aliança é estratégica para reduzir a dependência de importações e baixar os preços de medicamentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Além da saúde pública, os dois países discutiram a colaboração em pesquisas genómicas e o desenvolvimento de tratamentos para doenças tropicais negligenciadas.
A aproximação faz parte de um plano mais amplo de integração entre os países do BRICS e o fortalecimento do “Sul Global” no setor da ciência e tecnologia.

