
As inscrições podem ser realizadas até o dia 2 de março.
Siga o Poder News no Instagram
Ao todo, serão disponibilizadas 850 vagas, sendo 754 aos homens, enquanto 96 são para mulheres.
Os aprovados serão distribuídos entre as Escolas de situadas no Ceará (EAMCE, em Fortaleza), Espírito Santo (EAMES, em Vila Velha), Santa Catarina (EAMSC, em Florianópolis) e Pernambuco (EAMPE, em Olinda).
Para participar do certame, basta efetuar a inscrição no site da Marinha e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 53. https://concursos.marinha.mil.br/
pagamento pode ser efetuado até 3 de março.
No ato da inscrição, os candidatos devem indicar a ordem de preferência entre as Escolas de Aprendizes-Marinheiros disponíveis.
Há uma restrição, no entanto, para as candidatas do sexo feminino, que só poderão optar entre as escolas de Florianópolis (SC) e Olinda (PE), segundo o edital.
Além de optar pelas escolas de preferência, os candidatos também devem escolher a área profissional que desejam seguir. Estão disponíveis as áreas de Eletroeletrônica, Apoio e Mecânica.
De acordo com a Marinha, podem participar do concurso brasileiros de ambos os sexos, com idade entre 18 e 22 anos, completados até 30 de junho de 2027.
É preciso ter Ensino Médio completo ou em fase de conclusão.
O edital ainda prevê especificações físicas, como a altura mínima de 1,54 m e máxima de 2m.
O curso de formação ocorre sob regime de internato, tem duração de um ano letivo e é gratuito.
A rotina de estudos abrange disciplinas do Ensino Básico e do Ensino Militar-Naval.
Durante o período, os selecionados recebem da Marinha alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa, além de bolsa-auxílio no valor de R$ 1.303,90.
Ao concluir o curso, os alunos são promovidos à graduação de marinheiros e podem servir a bordo de navios ou organizações militares da Marinha em todo o País.

