Quase metade, 47,8%, das empresas industriais com 100 ou mais pessoas ocupadas implementou o teletrabalho, ou seja, longe das dependências físicas das organizações, em pelo menos algum grau no ano de 2022.
Siga o Poder News no Instagram.
Dados são da ‘Pesquisa de Inovação Semestral: Tecnologias Digitais Avançadas, Teletrabalho e Cibersegurança (Pintec)’, divulgada nesta quinta-feira, 28, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Em relação às áreas, um grande destaque foi na administração, na qual o teletrabalho foi, em algum grau, adotado por 94,5% das empresas que operaram de forma digitalizada em 2022.
Comercialização e desenvolvimento de projetos de produtos, processos e serviços aparecem na sequência com, respectivamente, 85,7% e 71,4% das empresas utilizando teletrabalho em 2022.
A área com menor frequência de empresas adotando teletrabalho foi a de produção, onde apenas 38,7% das empresas utilizaram essa modalidade em 2022.
Setores
Segundo o IBGE, dentre os setores que mais adotaram o teletrabalho em 2022, destacam-se fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (83,6%), fabricação de bebidas (83,2%) e fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (72,6%).
Por outro lado, os setores onde o teletrabalho foi menos frequente foram confecção de artigos do vestuário e acessórios (28,3%), preparação de couros e fabricação de artefatos de couro, artigos de viagem e calçados (25,9%) e fabricação de produtos do fumo (21,2%).