A Secretaria Municipal das Finanças (Sefin) está levando conhecimento em finanças públicas para 30 escolas da rede municipal de ensino.
Siga o Poder News no Instagram.
O Projeto Escola faz parte do Programa de Educação Fiscal (PEF-Fortaleza), desenvolvido com alunos do ensino fundamental, e é realizado em parceria coma Secretaria Municipal da Educação (SME).
O objetivo da ação é estimular a reflexão sobre a importância dos tributos que mantêm o funcionamento do município desde a infância e adolescência.
Além das orientações sobre o tema realizadas em sala de aula pelos educadores da Sefin e SME, os alunos também assistem a uma apresentação de teatro de fantoches com o tema “De onde vem o dinheiro que sustenta uma nação?”.
Sefin
Segundo Karine Oliveira, gerente da célula de educação fiscal da Sefin, esse é um momento em que os estudantes conseguem perceber como os tributos estão ligados diretamente à vida deles.
“De forma lúdica, os personagens mostram para os alunos, por exemplo, que no picolé que eles compram no carrinho do bairro, existe um imposto que é investido, inclusive, na escola onde eles estudam”, pontua.
A secretária das Finanças, Flávia Teixeira, explica que essa é mais uma das ações de Educação Fiscal do município de Fortaleza.
“Programas como o Nota Fortaleza, o Prêmio Sefin de Finanças Públicas e o Projeto Escola são iniciativas que trabalham o conhecimento e a conscientização da importância dos tributos desde cedo na vida da criança. Esse é um trabalho, acima de tudo, de cidadania fiscal”, afirma ela.
O Projeto Escola visitará 30 escolas até o fim do ano levando reflexões como o controle social do gasto público, o dever de zelar pelos bens coletivos, além dos conceitos de ética, cidadania e meio ambiente.