O prefeito de Fortaleza José Sarto lançou, na última sexta-feira, 2, pacotes de investimentos recordes a capital.
Siga o Poder News no Instagram.
Ao lado do pedetista, estavam importantes figuras da cena política, como Ciro Gomes (PDT), Roberto Cláudio (PDT) e Tasso Jereissati (PSDB).
O pacote intitulado Vida Nova envolve 220 novas obras. A soma de recursos chega a ordem de R$ 2,2 bilhões. Cerca de 90% das obras serão executadas em áreas periféricas da cidade.
As ações visam proporcionar mais qualidade de vida, promover a inclusão social e gerar oportunidades.
Estão planejadas melhorias nos eixos de Urbanismo, Meio Ambiente, Novos Equipamentos e Mobilidade.
Na ocasião, Sarto enfatizou a importância da iniciativa e enfatizou que boa parte das obras serão entregues neste ano.
“Há tempo para plantar e tempo para colher, e chegou o tempo de colher. Hoje é um dia que nós temos que celebrar, é o maior investimento da história de Fortaleza”, celebrou.
Nas redes sociais, os ex-governadores Cid Gomes (PDT) e Tasso Jereissati (PSDB) enalteceram a existência do programa.
“Serão mais de 2 bilhões de reais voltados para melhorar a prestação de serviços públicos, gerar mais oportunidades, inclusão e qualidade de vida para todo o povo da nossa cidade, especialmente quem mora na periferia”, afirmou o pedetista, que também acompanhou Sarto em encontro com o presidente da Câmara Municipal, Gardel Rolim (PDT).
“Com certeza, ações da Prefeitura de Fortaleza que irão melhorar a qualidade de vida de nossa gente”, complementou a liderança tucana.
Série de obras
No Urbanismo, o destaque fica para requalificação de praças e do Novo Proinfra, o qual beneficiará 26 bairros de Fortaleza.
A orla de Fortaleza também será contemplada com obras como a Via Paisagística da Vila do Mar, a reconstrução da Ponte dos Ingleses, espigões do Poço da Draga e Titanzinho. O Píer 12 – projeto de urbanização no Espigão da Leste Oeste – também será incluído no pacote.
Já no eixo Meio Ambiente, a Prefeitura investe na requalificação de parques urbanos e criação de novos espaços, como o novo Parque Guararapes.
Além disso, a Prefeitura planeja implantar energia solar em 468 escolas municipais.
Ainda haverá investimentos em novos equipamentos para ampliação de serviços públicos para a população. Neste eixo, se destacam ações em saúde, educação, habitação, assistência social e reformas de espaços públicos.
No último eixo, de Mobilidade, o programa Vida Nova prevê intervenções que vão contribuir com o trânsito em diferentes pontos da cidade.
Outra intervenção importante é a construção do túnel da Domingos Olímpio, que deve iniciar no segundo semestre de 2024. Segundo a PMF, a obra visa melhorar o fluxo de veículos na região.