
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) inaugura, nesta quinta-feira, 13, um equipamento com foco na inclusão.
Siga o Poder News no Instagram.
A Sala Sensorial é um espaço de acolhimento para pessoas em momento de desorganização sensorial durante o atendimento para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
A Sala Sensorial fica localizada no prédio do anexo III da Alece, na avenida Pontes Vieira, n.º 2.348.
No local, uma equipe de profissionais especializados atende a esse tipo de população tornando o processo mais inclusivo.
Os profissionais fazem parte do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), da Alece.
A terapeuta ocupacional Amanda Sobral, do Ciadi, explica que o transtorno de processamento sensorial pode ser apresentado, por exemplo, por pessoas com transtorno do espectro autista.
“Devido a essa alteração sensorial, ambientes com muitos estímulos, como locais com muito ruído, estímulos visuais intensos ou muitas pessoas ao redor, podem desencadear comportamentos disruptivos, como choro, gritos, autoagressão como resposta ao excesso de informação processada pelo cérebro”, comenta.
De acordo com o presidente da Alece, o deputado Evandro Leitão (PT), o espaço promoverá acolhimento às pessoas com autismo.
“Os jovens com o espectro autista não se sentiam à vontade para emitir seus documentos, entretanto, com a Sala Sensorial, vamos realizar um trabalho de acolhimento para atendê-los de modo especializado”, ressaltou.
O equipamento conta com parceria do Governo do Estado, por meio da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e da Secretaria da Proteção Social (SPS).
Serviço
Sala Sensorial na Alece
Local: Anexo III da Alece, sala 307.
Endereço: Avenida Pontes Vieira, 2.348 – Dionísio Torres
*Com informações da Assembleia Legislativa do Ceará.