
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Cineteatro São Luiz, em parceria com o Instituto Dragão do Mar, lança, no dia 5 agosto, às 19h, a plataforma Siará+: o primeiro serviço de streaming dedicado ao audiovisual cearense.
Siga o Poder News no Instagram
A oportunidade chega com uma grande variedade de obras cearenses em catálogo com acesso gratuito mediante cadastro. A iniciativa faz parte das políticas públicas da Secult Ceará, reafirmando seu compromisso com a difusão, a memória e o fortalecimento do setor.
O evento de lançamento acontece no Cineteatro São Luiz e contará também com uma homenagem ao cineasta Rosemberg Cariry, um reconhecimento por seus 50 anos de carreira no audiovisual. Com uma obra marcada pela sensibilidade poética e pelo compromisso com a cultura popular, Rosemberg construiu uma das filmografias mais densas e singulares do cinema brasileiro.
A noite contará com a exibição do filme “Lua Cambará: Nas Escadarias do Palácio”, uma versão inédita, com recuperação realizada pelo Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque, que também integra a Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece).
A Siará+ chega com um catálogo potente e diverso, reunindo obras de realizadores e realizadoras que marcam a história e o presente do audiovisual cearense. Estarão disponíveis filmes assinados por nomes como Allan Deberton, Armando Praça, Rosemberg Cariry, Amanda Pontes, Karim Aïnouz, Leonardo Mouramateus, Bárbara Cariry, Wolney Oliveira, Zelito Viana, Margarita Hernández e Pedro Diógenes, entre outros.