Skip to content
PODER NEWS

PODER NEWS

Política, Economia e Análise. Conteúdo que informa, opinião que transforma

BANNER_955x150_ANIMADO

Primary Menu
  • ECONOMIA

Entrada no cadastro positivo reduz juros em 8,7%, mostra estudo do BC

Poder News 8 de setembro de 2025
A queda nas taxas foi liderada pelos bancos privados. Para os públicos, não houve alterações relevantes. Segundo o estudo, bancos privados, mais ágeis e orientados a resultados, adaptaram-se rapidamente à divulgação dos novos scores / Foto: Folhapress

Os consumidores incluídos no Cadastro Positivo tiveram uma redução de juros de até 8,7% em comparação com tomadores de crédito pessoal que não participaram do banco de dados, um movimento impulsionado principalmente pelos bancos privados.

Siga o Poder News no Instagram

O levantamento é resultado de um estudo recente do Banco Central, que avaliou os impactos da lei de 2019, que transformou o mercado ao incluir automaticamente todos os clientes — exceto aqueles que optaram por sair — no cadastro positivo.

Com a inclusão de 100 milhões de consumidores, frente a 6 milhões antes da lei, o setor bancário percebeu menor risco, houve aumento da competição e as taxas de juros diminuíram.

Para medir os efeitos da mudança, os pesquisadores compararam as operações de crédito pessoal de clientes incluídos no cadastro logo após a aprovação da lei com aqueles que entraram posteriormente por questões operacionais.

Em média, os juros caíram 3,7% para quem passou a integrar o cadastro positivo. Entre os clientes com maior elevação no score de crédito, a redução chegou a quase 9%, enquanto aqueles com piora no score tiveram aumento médio de 1,4%.

RELACIONADAS

Post navigation

Previous: Reta final de julgamento tem generais em situação mais favorável que outros réus
Next: Mais pobres e mulheres pagam juros maiores no crédito pessoal
Copyright © All rights reserved. | MoreNews by AF themes.