
Se a redução de pena para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) dependesse da bancada cearense, o líder de direita iria cumprir todos os 27 anos e três meses de prisão.
Por um placar elástico de 11 “não” e 4 “sim” – sete parlamentares não votaram -, a maioria da bancada cearense foi na contramão da decisão da Casa.
Como votaram
SIM
André Fernandes (PL)
Dayany Bittencourt (União)
Dr. Jaziel (PL)
Luiz Gastão (PSD)
NÃO
André Figueiredo (PDT)
Leônidas Cristino (PDT)
Mauro Filho (PDT)
Robério Monteiro (PDT)
José Airton (PT)
José Guimarães (PT)
Luizianne Lins (PT)
Célio Studart (PSD)
Domingos Neto (PSD)
Júnior Mano (PSB)
Vanderlan Alves (União)
O placar final, em plenário, pela redução da pena, foi 291 votos a favor x 148 contra – proporção de quase dois por um.
O resultado pode, na prática, baixar a reclusão de Bolsonaro em 50%, com direito a progressão de pena e outros detalhes técnicos.
Observações:
– O placar geral (291 x 148), extraído de um ambiente pré-eleitoral, mostra o tamanho das forças políticas em atuação, atualmente, na Câmara dos Deputados.
– Ao contrário do que disse o relator do projeto, Paulinho da Força (Solidariedade-SP) – para quem a dosimetria pacifica o País -, o resultado joga querosene na fogueira da polarização.
– O placar do Ceará reflete a força do PT no Estado. Poucos deputados querem ficar ruim na foto numa questão certa da disputa do ano que vem.
– União e PSD racharam. Filiada ao primeiro, Dayany votou “sim”; Vanderlan, “não”. Do PSD, Gastão acompanhou o relator; Célio e Domingos foram contra.
– Mesmo considerando o horário da votação – placar saiu depois das 2h da madrugada desta quarta-feira, 10 -, foi alta a abstenção – sete dos 22 parlamentares cearenses não deram o voto.
– O deputado Glauber Braga (Psol-RJ) errou ao sequestrar a cadeira de Hugo Motta (Republicanos-PB). Se a moda pega, as perspectivas são as piores.
– O presidente também errou, por agir com dois pesos e duas medidas. Por que ele não foi truculento quando a direita fez o mesmo, há alguns meses?
– Por último: não gostou da posição de seu deputado? Anote. Daqui a dez meses teremos eleição. Lembre disso na cabina de votação.

