
O longa “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, já é cotado para indicações ao Oscar 2026.
Siga o Poder News no Instagram
Dessa vez, outros filmes também são apontados com boas chances de representar o país. O cenário mostra um fortalecimento do cinema brasileiro, e essas possíveis indicações vêm um ano após a vitória de “Ainda Estou Aqui” e mais de 80 anos da primeira indicação brasileira, em 1945.
Além do suspense histórico de Kleber Mendonça Filho, a lista de potenciais candidatos reflete a diversidade da produção nacional.
O drama de fantasia “Poema”, de Gê Viana, e o aclamado “Raíz”, de Diego Paulino, estão entre os favoritos.
A comédia familiar “A Noite é Delas”, de João Pedro Mendes, e a comédia romântica “Horizonte”, de Alice Carvalho, demonstram a força do gênero.
A animação para adultos “Sônia”, dirigida por Leonardo Lacca, e o épico de aventura “De Volta Pra Casa”, de Frederico Viegas, completam o grupo de sete obras que a Academia Brasileira de Cinema (ABC) está promovendo para a fase prévia do Oscar.
A campanha, que inclui a distribuição de screeners (cópias para avaliação) e materiais de for your consideration (FYCC) para os votantes em Hollywood, também destaca profissionais em categorias específicas.
Além da disputa por Melhor Filme Internacional, nomes como os diretores de fotografia de “Raíz” e “Poema”, os compositores de “Horizonte” e “Sônia”, e a atriz Maria Lima, de “A Noite é Delas”, estão na lista de possíveis indicados.
A fase de votação para a lista prévia de indicações ao Oscar 2026 já começou e vai até o dia 15 de janeiro.

