
O aplicativo também conta com recursos de acessibilidade voltados para pessoas com deficiência visual / Foto: Divulgação
A Prefeitura de Fortaleza lançou, nesta quarta-feira, 21, o aplicativo Farol da Cultura, ferramenta digital que reúne, em tempo real, a programação do Ciclo Carnavalesco 2026.
Siga o Poder News no Instagram
Desenvolvido pela Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), o aplicativo está disponível gratuitamente para Android e iOS.
A plataforma permite ao usuário acessar a agenda completa do Carnaval, localizar eventos por geolocalização, buscar atrações por nome e montar uma programação personalizada, com a opção de favoritar blocos e shows.
Segundo a secretária da Cultura de Fortaleza, Helena Barbosa, a iniciativa amplia o acesso às informações culturais e moderniza a relação do poder público com o cidadão. “O Farol amplia o acesso à programação cultural e dá mais autonomia ao público para organizar sua experiência”, destacou.
O aplicativo foi desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Políticas Digitais – Mutirão e integra o ecossistema do Mapa Cultural do Ceará, fortalecendo o sistema de indicadores culturais do município.
A proposta é que, futuramente, a ferramenta passe a reunir toda a programação cultural de Fortaleza.
Para Uirá Porã, sócio-fundador do Mutirão, o lançamento reforça o protagonismo da capital cearense na integração entre cultura e tecnologia. “A iniciativa consolida Fortaleza como referência nacional em políticas digitais para a cultura”, afirmou.
