
O Banco Central (BC) anunciou nesta terça-feira, 3, que deve começar a reduzir a taxa Selic na reunião de março, mas reforçou que os juros permanecerão em níveis restritivos para controlar a inflação.
Siga o Poder News no Instagram
A sinalização consta na ata da mais recente reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada hoje. No encontro anterior, o Copom decidiu manter a taxa básica de juros em 15% ao ano, o maior patamar desde 2006 pela quinta vez consecutiva.
Segundo o documento, a decisão de iniciar a redução da Selic está vinculada a um cenário de inflação mais baixa e sinais mais claros da transmissão da política monetária, mas o ritmo e o tamanho dos cortes dependerão da evolução dos dados econômicos.
O BC afirmou que a estratégia seguirá cautelosa e serena, mantendo os juros em níveis que ainda restrinjam a demanda para assegurar a convergência da inflação à meta.
O Comitê destacou que, mesmo com a perspectiva de início do ciclo de afrouxamento, a política monetária continuará em termos contracionistas até que haja maior confiança no alcance sustentável da meta de inflação.
