
A Câmara de Relações Internacionais da Fecomércio-CE promoveu, nesta quinta-feira, 19, um debate focado em transformar o Ceará num porto seguro para o capital estrangeiro.
Siga o Poder News no Instagram
O encontro reuniu representantes da Sudene, Banco do Nordeste e XP Investimentos para discutir como facilitar a chegada de novas empresas ao estado.
Um dos pontos altos foi a apresentação das oportunidades ligadas a grandes obras estruturantes, como a Ferrovia Transnordestina e a implantação de novos portos secos.
Vicente Férrer, da Secretaria do Desenvolvimento Económico (SDE), ressaltou que o Ceará possui hoje uma das matrizes energéticas mais baratas do mundo, impulsionada pelo sol e pelo vento.
Além das energias renováveis, o estado detém a terceira maior reserva de urânio do planeta, o que atrai o olhar de grandes empreendimentos industriais.
Vittorio Ghia, presidente da Câmara, afirmou que este é o início de um ciclo de orientação que abordará também segurança jurídica e fortalecimento institucional para investidores.senac
A parceria com o Senac também foi destacada, prevendo seminários para discutir os benefícios do acordo Mercosul-Europa para o mercado local.
Como próximo passo, o grupo agendou uma nova reunião com a Sudene para detalhar os incentivos específicos voltados para o desenvolvimento do interior cearense.
