A janela partidária é o período no qual os parlamentares eleitos em pleito proporcional podem mudar de partido sem sofrer punições, respeitando condições previstas em lei.
Siga o Poder News no Instagram.
O advogado Cássio Pacheco, sócio-fundador da RWPV Advogados, explica que o período é crucial, pois permite que os candidatos avaliem o cenário político, bem como suas alianças e afinidades partidárias.
“Em um ambiente político dinâmico, no qual as circunstâncias e as prioridades podem mudar rapidamente, a flexibilidade é fundamental para que os candidatos possam ajustar suas estratégias e maximizar suas chances de sucesso eleitoral”, explica o jurista.
A janela partidária também oferece a oportunidade de troca de legendas. Para Pacheco, é fundamental que os candidatos levem em conta a identificação partidária e a confiança dos eleitores – fato decisivo ao voto.
Outro aspecto relevante do período é sua influência na formação de alianças políticas.
“As escolhas de partidos podem ser decisivas para a viabilidade eleitoral de um candidato, especialmente em eleições municipais onde as disputas muitas vezes são acirradas e os recursos limitados”, complementa Cássio Pacheco.
O especialista argumenta que esse intervalo legal é um forte mecanismo de renovação e fortalecimento da democracia.
Segundo Pacheco, a busca por novas oportunidades e a reavaliação de projetos traz flexibilidade, diversidade de opiniões e novas perspectivas para o processo político
Em outubro deste ano, haverá novo pleito para vereadores e prefeitos dos municípios brasileiros.
Segundo calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a janela partidária ocorre entre os dias 7 de março a 5 de abril.